Não é um nome comum, e talvez você não saiba o que é. Mas o transtorno de personalidade Borderline ou Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável é algo que pode estar presente na sua vida, já que muitas pessoas apresentam os sintomas, mas não têm o diagnóstico.
Mas afinal, o que é o transtorno de personalidade borderline? Siga lendo que nós vamos explicar!
Esse transtorno é uma condição que faz com que a pessoa viva em situação limítrofe. O indivíduo vai de uma emoção a outra com muita facilidade e com uma tamanha intensidade que muitas vezes é desproporcional aos fatos reais.
O transtorno de personalidade Borderline é uma condição mental grave.
As pessoas com esse transtorno têm dificuldades de se relacionar socialmente e também apresentam um lado emocional muito inconstante. As demais características bastante comuns observadas e pacientes são:
– Solidão;
– Sensação de vazio;
– Dependência de outros para ter estabilidade mental;
– Medo de perder o controle das emoções;
– Medo excessivo de abandono por familiares, parceiros e amigos;
– Dificuldade em aceitar críticas;
– Pensamentos e ameaças suicidas;
– flutuação entre ansiedade, depressão e raiva;
– Impulsividade desmedida com atitudes de exagero e comportamentos desregrados;
– Irritabilidade, comportamentos agressivos;
– Insegurança;
– Mudanças significativas de humor que podem durar dias ou horas;
– Comportamentos irracionais em casos de muito estresse.
Não há uma causa específica para o desenvolvimento dessa síndrome. Porém, muitos pacientes apresentam histórico de traumas na infância e também há indícios de que um ambiente com alta invalidação emocional pode estar ligado ao desenvolvimento de transtorno de personalidade Borderline.
Existem também sintomas físicos presentes em pessoas que vivem com transtorno de personalidade Borderline. São eles:
– Cortex pré-frontal inativo e/ou ineficiente, fazendo com que a pessoa sejam envolvida em emoções até perder o controle;
– Hipocampo em estado de hiperexcitação contínua. O hipocampo é responsável pelas memórias a longos prazos, assim como à orientação espacial e às reações emocionais. Em uma pessoa com Borderline, essa estrutura se encontra descoordenada ou disfuncional;
– Amígdala menor ou atrofiada. A amígdala é responsável por regular o medo e a agressão, desta forma, quando uma pessoa com Borderline sente essas emoções, ela sente de forma mais intensa e também demora mais para se acalmar;
– Excesso de cortisol, o hormônio do estresse, na corrente sanguínea. Isso resulta em dificuldade com habilidades de enfrentamento, além de deixar o corpo sobrecarregado.
Você deve estar se perguntando “como é uma crise de um Borderline”, certo?
As crises tornam a pessoa com transtorno de personalidade Borderline imprevisível, podendo essa pessoa adotar ações autodestrutivas como mutilação e até o suicídio. Em crise, essa pessoa também pode apresentar episódios de depressão grave.
Uma pessoa com essa síndrome apresenta alterações de humor muito rápidas, com comportamento e estado mental flutuantes. Desta forma, é frequente a forma negativa de pensar, assim como a depreciação à autoimagem, a autossabotagem e agressividade.
Primeiramente, essa pessoa precisa passar pela análise de um psiquiatra para que seja precisamente diagnosticada. Então, é feito o acompanhamento com esse profissional médico e com um psicólogo. Assim é adotado um plano psicoterapêutico que vai ajudar a pessoa a controlar os impulsos, entender melhor os comportamentos e sofrer menos com situações do dia-a-dia.
O foco são a terapia e as orientações psicológicas, porém o tratamento é individualizado e pode ter a prescrição de alguns medicamentos. O transtorno de personalidade Borderline não tem cura, podendo somente ser controlado. Desta forma podem ser prescritos estabilizadores de humor, antipsicóticos, antidepressivos e ansiolíticos.
É recomendada a internação psiquiátrica quando a pessoa Borderline apresenta risco de vida, praticando automutilação e tendo pensamentos ou comportamentos suicidas.
A internação também é indicada para casos em que a pessoa começa a abusar de substâncias químicas.
Agora que você sabe o que é o transtorno de personalidade Borderline, compartilhe esse conteúdo para que mais pessoas também fiquem informadas e possam buscar ajuda para si ou para conhecidos.
Conte também com a equipe multidisciplinar da Clínica Ser Saúde Mental e Bem-Estar para te ajudar!
https://psiquiatriapaulista.com.br/tudo-sobre-a-sindrome-de-borderline/
https://www.vittude.com/blog/transtorno-de-personalidade-borderline/