Você já ouviu falar dores ou sintomas que aparecem nas pessoas sempre que elas estão em situações de estresse elevado?
Tratam-se de doenças psicossomáticas. Continue lendo que nós vamos explicar o que são essas doenças, seus sintomas, como se manifestam, como preveni-las e seus tratamentos.
Doenças psicossomáticas são manifestações físicas causadas por sofrimento emocional, o que representa a ligação direta que o nosso corpo tem com nossa saúde emocional. De forma mais simplificada, quando temos algum sofrimento psicológico, este pode de alguma forma se manifestar causando ou agravando uma doença física.
Também chamado de transtorno de somatização, as doenças psicossomáticas não acontecem de forma consciente e diagnostica-las não costuma ser um processo simples. Para que seja propriamente diagnosticada, geralmente é realizado um diagnóstico de exclusão. Essa forma de diagnóstico tem esse nome porque investiga e exclui todas as outras possíveis causas para o sintoma.
Normalmente, não se trata de apenas uma causa para o desenvolvimento de uma doença psicossomática. A manifestação dessa doença depende da predisposição orgânica que o corpo e o psicológico interagem e enfrentam certas situações e condições que a vida impõe na vida do indivíduo.
Existem dcondições psiquiátricas que facilitam o desenvolvimento de doenças psicossomáticas, entre elas estão a depressão, ansiedade e o estresse.
A sobrecarga da vida profissional tem sido muito associada ao sofrimento emocional. Pessoas que se encontram desvalorizadas, desviadas de suas funções e sobrecarregadas com trabalho podem vir a desenvolver doenças psicossomáticas como uma forma do corpo expressar esse sofrimento emocional.
Outro aspecto da vida que é bastante associado a doenças psicossomáticas são questões financeiras. A dificuldade de se sustentar e lidar com dívidas de patamar financeiro podem levar a pessoa a dores e desordem de origem emocional.
Traumas também costumam trazer muitos prejuízos à vida emocional das pessoas. Principalmente quando crianças, podemos passar por situações que aparentam simples, tanto na relação com os pais ou com a escola, mas que podem gerar sofrimento emocional e por consequência desencadear doenças psicossomáticas.
Doenças psicossomáticas podem se manifestar de diversas formas diferentes, tanto através de sintomas físicos como através de sintomas psicológicos.
Entre os sintomas psicológicos, podemos listar sintomas como ansiedade; irritabilidade; impaciência; tristeza; exaustão e falta de interesse em atividades do cotidiano.
Já entre os sintomas físicos, vamos listar os que são mais frequentes. São eles: constipação ou diarreia; dores musculares; aumento de pressão arterial; dores de cabeça; alterações na visão; formigamento, coceira e ardência na pele; queimação e dor no estômago; náuseas e vômitos; insônia; queda de cabelo excessiva; alterações na libido; sintomas geniturinários; palpitações.
A melhor forma de prevenir doenças psicossomáticas envolve toda forma de ajuda relacionada a lidar com problemas emocionais, como acompanhamento psicológico e psicoterapia. As práticas regulares de atividades físicas juntamente com uma alimentação saudável também contribuem muito para a promoção do bem-estar e do controle emocional.
Uma vez que tenha sido diagnosticada por um médico, é importante que o tratamento seja iniciado para evitar agravamento ou consequências irreversíveis. O tratamento pode ou não envolver medicações para atuar no alívio de sintomas, mas é imprescindível o acompanhamento psicológico ou psiquiátrico.
Caso tenha identificado algum sintoma ou se identificado com o artigo acima, conte com a equipe multidisciplinar da Clínica Ser Saúde Mental para te ajudar!