Você se considera uma pessoa ansiosa? Já procurou saber de onde vem essa ansiedade?
A ansiedade é um sentimento de preocupação constante, que quando é demasiado, se torna uma doença e faz com que a pessoa tenha sintomas de angústia e medo extremo em situações rotineiras.
Ainda não foi descoberto de forma assertiva o por que algumas pessoas são mais suscetíveis à ansiedade do que outras. Mas alguns fatores que podem estar envolvidos são:
O ambiente, caso a pessoa tenha passado por algum evento muito estressante ou traumático;
A genética, caso a pessoa tenha um histórico familiar de transtornos de ansiedade;
A mentalidade, ou seja, a forma de organizar e estruturar os pensamentos ou linhas de raciocínio;
Doenças físicas como dores crônicas, problemas respiratórios, doenças hormonais e problemas cardiovasculares;
Abuso de substâncias, como álcool, drogas ou medicações como benzodiazepínicos.
A ansiedade é uma emoção normal do ser humano. Então sim, é normal sentir ansiedade principalmente quando nos deparamos com situações de estresse e/ou situações em que tememos que as coisas não saiam de acordo com o que gostaríamos.
Porém, esse sentimento em excesso aumenta muito o nível de tensão e estresse interno, podendo causar diversos tipos de distúrbios de ansiedade.
Continue lendo, pois vamos citar alguns desses distúrbios:
A pessoa que sofre de síndrome do pânico passa por crises de medo agudo, inesperado e recorrente. Muitas vezes sem motivo algum.
Essa pessoa que sofre desse transtorno também vive com uma persistente preocupação com a possibilidade de ataques futuros, assim como as consequências desses ataques. O que dificulta o seu dia-a-dia.
A principal característica desse transtorno de ansiedade é a recorrência de pensamentos obsessivos, intrusivos e muitas vezes a presença de comportamentos compulsivos repetitivos.
Esse transtorno de ansiedade se caracteriza pelo desconforto extremo ao se deparar com situações sociais como lugares com pessoas desconhecidas, encontros sociais e ambientes novos. Esse comportamento também é chamado de transtorno da ansiedade social.
Podendo ser caracterizado como um distúrbio de ansiedade, o transtorno do estresse pós-traumático geralmente ocorre quando uma pessoa vivenciou ou testemunhou atos de violência a si ou a terceiros. Sempre que essa pessoa se recorda do acontecido, vivencia o acontecido como se estivesse ocorrendo naquele momento com todas as sensações da primeira vez.
É possível identificar manifestações físicas de transtornos de ansiedade. Alguns deles, podem inclusive passar sem muita atenção em nossa dia-a-dia.
Entre esses sintomas estão:
– Sudorese aumentada;
– Falta de ar ou respiração ofegante sem motivo muito esforço;
– “Aperto” no peito e aumento das batidas do coração;
– Secura na boca;
– Náusea;
– Dor de barriga ou diarreia;
– Extremidades, como mãos e pés frios ou suados;
– Tremores das mãos ou de outras partes do corpo.
Também é possível identificar sintomas psicológicos devidos a transtornos de ansiedade. É de extrema importância prestar atenção a esses sintomas. São eles:
– Problemas de concentração;
– Medo constante e “inexplicável”;
– Insônia;
– Preocupação excessiva em comparação com a realidade;
– Dificuldade de estruturação dos pensamentos, principalmente dificuldade para esquecer o objeto em questão;
– Constante tensão e nervosismo;
– Fácil irritabilidade.
Se você identificou alguns desses sintomas em você ou em pessoas próximas, a recomendação é a busca de um profissional. Esse profissional vai investigar se existe alguma causa física para o excesso de ansiedade. Também será realizada uma conversa analítica para melhor entender quais as condições que podem estar causando o transtorno.
Novamente, ansiedade é uma emoção normal do ser humano. Mas quando ela se torna persistente e foge de controle, talvez seja a hora de procurar um profissional.
Conte com a equipe multidisciplinar da Clínica Ser Saúde Mental para te ajudar!
https://bvsms.saude.gov.br/ansiedade/
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/ansiedade-transtorno-de-ansiedade-generalizada/