Atividades

As atividades propostas na SER viabilizam importantes conquistas terapêuticas. Especialmente através do desenvolvimento de habilidades afetivas, artísticas, artesanais, relacionais, físicas, intelectuais, dentre outras capacidades cognitivas, cada sujeito construirá possiblidades para conhecer-se, lidar com o seu sofrimento, e reinserir-se socialmente junto à cultura que lhe diz respeito. Cada atividade tem a sua especificidade enquanto parte integrante do tratamento, com espaço e tempo para convivência, aprendizados, criações e reinvenções constantes acerca da demanda de cada sujeito que busca uma ou outra atividade. É assim que o sujeito pode construir algum saber em torno do que lhe faz sofrer, elaborando e reelaborando entendimentos, pode apropriar-se de seu tratamento.

A SER oferece as seguintes atividades:

Paul Klee, Comedy (1921)

 

Atividades na Academia

Atividades na academia tem como objetivo trabalhar o corpo através de exercícios físicos, como elemento terapêutico no apoio e suporte ao tratamento medicamentoso e psíquico desenvolvidos na SER. As atividades são realizadas na academia, local destinado à prática de exercícios físicos, em que são oferecidos equipamentos específicos para os mais diversos movimentos corporais. Esta modalidade permite socialização e bem-estar físico e mental. 

Atividades de Dançaterapia

 A dançaterapia trabalha com a expressão e a criatividade através do corpo que se movimenta, gerando interação e socialização, desta forma desenvolve confiança o que pode favorecer o abandono de medos e limitações criadas em relação a expressão corporal ao longo da vida. A dança é um caminho que possibilita a expressão da linguagem corporal por meio de estímulos criativos, livres ou coordenados que favorecem através de múltiplos movimentos a demonstração do sentir-se único que se é. 

Atividades com musica e percussão

Um espaço lúdico terapêutico permitindo a expressão da sensibilidade e criação artística, o uso de instrumentos musicais como percussão, tambor, sopro, violão, voz permitem a interação com a vida, as notas músicas encontram caminho e traduzem a sensível. Os elementos constituintes da música (ritmo, melodia e harmonia) facilitam e promovem a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a postura pessoal e corporal, a organização, o enfrentamento dos desafios. A música, atende às necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas seja cantando, tocando ou ouvindo.

Atividades em arteterapia

Arteterapia é a estimulação da expressão artística, seja de forma livre ou conduzida, no intuito de desenvolver e provocar a criatividade individual permitindo o acesso aos conteúdos inconscientes através de imagens produzidas traduzem emoções, sentimentos e conflitos internos e tornam-se visíveis ao olho, ao toque e a fala. 

Criamos Encantos

Nesta oficina são realizadas diversas atividades criativas e tem como objetivo incentivar a imaginação, aumentar a concentração, a criatividade e as conexões sociais, ajudando a construir a confiança e melhora do humor. Promove também o desenvolvimento da coordenação, percepção espacial e habilidades motoras finas.

Atividade noturna, prosa, versos e sons.
Atividades de fisioterapia

Fisioterapia é uma ciência da saúde que atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação. Sua atuação diferencia-se de acordo com a necessidade específica de cada pessoa. Em relação a saúde mental, o fisioterapeuta contribui para a melhora de quadros como a rigidez articular, discenesia, hipomobilidade, fraqueza e/ou tensão muscular, alívio da dor entre outros.  O plano de tratamento envolve exercícios terapêuticos podendo ser realizados de forma ativa ou passiva, em atendimento individual ou em grupo, estratégias para aliviar a dor ou desconforto bem como treino de coordenação motora, equilíbrio e marcha. 

Atividades de terapia ocupacional

 A terapia ocupacional tem como objetivo, por meio da atividade humana, promover a autonomia, desenvolvimento e o tratamento de pessoas de qualquer idade que tenham seu desempenho afetado por problemas motores, cognitivos, emocionais ou de inserção social. Na SER, os atendimentos são voltados a adultos e idosos, em grupo ou individual, com foco na reabilitação mental, social e cognitiva (atenção, memória, concentração, percepção, entre outros). Desta maneira a terapia, age como facilitadora na promoção da saúde e da qualidade de vida das pessoas.

Gameterapia

 A gameterapia, utiliza o console Xbox com o sensor Kinect que permite a movimentação global do corpo sem a necessidade do controle. Este grupo tem como objetivo proporcionar um ambiente lúdico e descontraído para estimular a prática de exercício físico, treino de coordenação motora, equilíbrio e possibilitar a melhor interação entre os participantes. O uso de jogos para área da saúde está em crescimento e possui várias áreas de aplicação como educação em saúde (promovendo hábitos saudáveis); atividade física (despertar o interesse na prática do exercício físico e combater o sedentarismo); terapia de distração (proporcionar uma experiência menos traumática em procedimentos clínicos desconfortáveis; diminuir a ansiedade antes e após procedimentos médicos); recuperação e reabilitação ( estimular a movimentação do corpo de uma forma lúdica e descontraída) e estimulação cognitiva (melhorar a atenção, concentração , memória entre outros). Em relação ao uso do vídeo game como estímulo para atividade física ou reabilitação são utilizados os jogos ativos, também conhecidos como Exergames que tem como característica seu funcionamento através da movimentação do corpo com ou sem auxílio de controle para promover a interação com o campo virtual. 

Atividade lian gong

Um momento de promoção do autocuidado. Nesta atividade são realizados exercícios que trazem benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Tratam do alívio de dores corporais e restauram a movimentação natural. Utiliza técnicas de respiração e alongamento, permitindo trabalhar aspectos da ansiedade, a socialização e o relaxamento.
 

Atividades de Arte Livre

A atividades ateliê de arte livre é um espaço destinado a realização de produções artísticas, e tem como objetivo estimular a criatividade, expressão, autonomia e socialização, utilizando a arte como recurso terapêutico no processo de tratamento do sujeito. 

Caminhada
Circuito funcional

Circuito funcional é uma técnica que utiliza padrões fundamentais do movimento humano (empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros), envolvendo a integração do corpo como um todo, para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento, tornando o corpo humano mais eficiente em seu desempenho. A atividade é realizada ao ar livre, sem o uso de máquinas convencionais, com variações de exercícios, utilizando diversos materiais. Este tipo de exercício trabalha o conjunto força, equilíbrio, agilidade e coordenação motora. Dessa forma, é possível melhorar a postura e o equilíbrio, bem como prevenir lesões.

Espaço dos artistas

Espaço lúdico e terapêutico, propõe a valorização da singularidade e o desenvolvimento do potencial criativo por meio da poesia, teatro, canto, dança, escrita ou o uso de instrumentos musicais. Tem como objetivo criar um ambiente propício para a expressão e acolhimento desses conteúdos artísticos propiciando a demonstração e predominância da veia de expressão de forma pública, saindo do subjetivo para o coletivo.

Grupo expressões

O grupo expressões é destinado ao público idoso, estimula a troca de experiências e discussões de temas que englobam a subjetividade da pessoa idosa. Com o objetivo de trabalhar o universo psicossocial do processo de envelhecimento e velhice, proporcionando a interação social entre os participantes.

Grupo de medicação

O melhor dos remédios ou o pior dos venenos. Este é o conceito mais conhecido por todos quando se trata de medicação. Mas, e quando o melhor dos remédios também é o pior dos venenos? No grupo de medicação, a discussão vai além do porquê utilizar o medicamento, sendo discutido até mesmo como evitar seu uso em algumas situações, seja pra evitar a dependência ou a polifarmácia. É um grupo focado nos conceitos do Uso Racional da Medicação e que tem como meta a melhora da adesão do paciente à terapia medicamentosa, usando como tratativa a desmitificação de seu uso. Coordenado por farmacêuticos, participam pacientes, familiares e pessoas interessados no tema.

Grupo bem viver

Tem como proposta trabalhar perspectivas práticas diante do adoecimento psíquico. Os temas discutidos estão relacionados à saúde, como bem-estar físico, funcional, emocional e mental, e também outros elementos importantes da vida das pessoas como os desafios enfrentados, as alegrias, trabalho, família, cultura, lazer, amigos, a relação com a natureza e outras circunstâncias do cotidiano.

Hidroginástica

A hidroginástica tem como objetivo trabalhar diversos exercícios físicos usando a água como elemento de conexão com o corpo e a mente. Possibilita o alivio das tensões e proporciona a interação e socialização. Os exercícios de baixo impacto nesta atividade atuam na prevenção e reabilitação de lesões, sendo indicada para quase todas as pessoas.

 

Produção de vídeo

A produção de vídeo como ferramenta de criação e comunicação. O audiovisual ocupa um espaço nas relações interpessoais e nesta atividade os participantes interagem entre si e com o telespectador, são produzidos pequenos curta-metragem, onde são abordados diversos temas. O grupo discute e define o tema a ser gravado, o roteiro, as locações, as cenas e formas de enquadramento, edição e decupagem das imagens.

Produção de jornal

O Jornal produzido leva o nome ser ou não ser, esta atividade é desenvolvida com o intuito de dar voz e vez, através da produção textual de reflexões sobre diversas temáticas que provocam interesse, desejo de compartilhar e interagir com outras pessoas. O jornal apresenta diversas sessões (cinema, culinária, economia, esporte, saúde, datas comemorativas...) e é exibido de forma impressa nos murais da SER e você poderá acompanhar todas as edições em nosso site www.sersaudemental.com.br. 

Filmes para pensar a vida

Atividade com cinema, esta atividade tem como referência a exibição de filmes completos, curta-metragem, animações ou mesmo cenas de filmes de diversos gêneros e nacionalidades, bem como apresenta uma diversidade de temas. Após a exibição os participantes são estimulados a verbalizar suas percepções e sentimentos despertados.

CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK