Índice de Artigos

 

Cada paciente recebe uma proposta de tratamento. 

O Plano Terapêutico é cuidadosamente elaborado, de forma colaborativa com o paciente.  As abordagens são baseadas em evidências cientificas, em literatura acadêmica consagrada e na expertise dos profissionais da clínica.

Existe a constante preocupação de atualizar o Plano Terapêutico buscando adequação à realidade dos clientes.

Atividade na academia 

Atividades na academia tem como objetivo trabalhar o corpo através de exercícios físicos, como elemento terapêutico no apoio e suporte ao tratamento medicamentoso e psíquico desenvolvidos na SER. As atividades são realizadas na academia, local destinado à prática de exercícios físicos, em que são oferecidos equipamentos específicos para os mais diversos movimentos corporais. Esta modalidade permite socialização e bem-estar físico e mental.

Circuito em movimento 

Circuito funcional é uma técnica que utiliza padrões fundamentais do movimento humano (empurrar, puxar, agachar, girar, lançar, dentre outros), envolvendo a integração do corpo como um todo, para gerar um gesto motor específico em diferentes planos de movimento, tornando o corpo humano mais eficiente em seu desempenho. A atividade é realizada ao ar livre, sem o uso de máquinas convencionais, com variações de exercícios, utilizando diversos materiais. Este tipo de exercício trabalha o conjunto força, equilíbrio, agilidade e coordenação motora. Dessa forma, é possível melhorar a postura e o equilíbrio, bem como prevenir lesões.

Grupo Percurso 

Atividade composta de dois momentos, onde no primeiro se propõe a discutir temas escolhidos pelos participantes no início de cada grupo, de maneira a realizar um percurso de debate ao longo do encontro. E no segundo, uma dinâmica corporal em que se busca expressar com o corpo o que foi debatido.


Dançaterapia

A dançaterapia trabalha com a expressão e a criatividade através do corpo que se movimenta, gerando interação e socialização, desta forma desenvolve confiança o que pode favorecer o abandono de medos e limitações criadas em relação a expressão corporal ao longo da vida. A dança é um caminho que possibilita a expressão da linguagem corporal por meio de estímulos criativos, livres ou coordenados que favorecem através de múltiplos movimentos a demonstração do sentir-se único que se é.

Terapia de grupo: Mente aberta 

Trata-se de um grupo específico com o intuito de acolher e fornecer espaço de escuta, fala e discussão para pessoas que tenham vivenciado experiências de desorganização psíquica e/ou de cunho psicótico.

Encontros que possibilitam o fortalecimento dos vínculos das integrantes assim como as bases da autoestima e autoconfiança. Temos como objetivo facilitar o autoconhecimento e o crescimento. A integração do grupo se dá através de temas a partir do ponto de vista do feminino e suas diversas facetas-mulher profissional, mãe, filha, esposa, cuidadora, sensual etc. Espaço para mulheres se sentirem acolhidas, ouvidas e respeitadas.

Arteterapia é a estimulação da expressão artística, seja de forma livre ou conduzida, no intuito de desenvolver e provocar a criatividade individual permitindo o acesso aos conteúdos inconscientes através de imagens produzidas traduzem emoções, sentimentos e conflitos internos e tornam-se visíveis ao olho, ao toque e a fala.
Caminhada externa - Equipe: Educador físico Matheus e Enfermagem.

Atividade realizada fora da clínica, de forma terapêutica. Nela, valoriza-se os momentos de socialização e interação, além dos participantes poderem experimentar possibilidades de entender a importância de hábitos de vida saudáveis. Participação mediante autorização prévia da equipe multidisciplinar.
Atividade externa - Equipe: Educador físico Matheus e Assistente Social Eliana

Grupo Terapêutico voltado para os pacientes trabalharem no enfrentamento dos seus próprios desafios, ressocialização, criarem relações interpessoais, adaptando-os hábitos de cultura, arte e lazer e trabalhando também a criação da sua própria autonomia mediante os desafios diários. A atividade sempre acontece em locais públicos na cidade.  

O grupo GRÃO é um espaço de fala para os pacientes que se vinculam à clínica em período de clínica-dia ou internação e tem por objetivo colocar em pauta a comida e os hábitos alimentares. Assim como explica Freud em Três Ensaios sobre a Sexualidade, a oralidade é uma fase importante da construção psíquica e, dessa forma, o alimento que transita para dentro e fora da boca - assim como por todo o sistema digestivo - é carregado de simbolismo e significado para além de suas qualidades nutricionais, enfatizadas de maneira ostensiva em discursos de bem-estar. Tal conexão entre a normatividade da alimentação coletiva e seu fracasso individual contribui para alguns sujeitos com a perpetuação de diversos sintomas que permanecem secretos por destoarem do discurso comum de sa&ua cute;de - como a compulsão e a recusa alimentar. O grupo é aberto a todos os pacientes que sentem na comida efeitos afetivos e busca se tornar um lugar seguro de compartilhamento acerca do sofrimento dentro desse tema.


Ser som e harmonia 

Um espaço lúdico terapêutico permitindo a expressão da sensibilidade e criação artística, o uso de instrumentos musicais como percussão, tambor, sopro, violão, voz permitem a interação com a vida, as notas músicas encontram caminho e traduzem a sensível. Os elementos constituintes da música (ritmo, melodia e harmonia) facilitam e promovem a comunicação, o relacionamento, a aprendizagem, a mobilização, a postura pessoal e corporal, a organização, o enfrentamento dos desafios. A música, atende às necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas seja cantando, tocando ou ouvindo.

Hidroginástica

A hidroginástica tem como objetivo trabalhar diversos exercícios físicos usando a água como elemento de conexão com o corpo e a mente. Possibilita o alivio das tensões e proporciona a interação e socialização. Os exercícios de baixo impacto nesta atividade atuam na prevenção e reabilitação de lesões, sendo indicada para quase todas as pessoas.

Ludoterapia 

A Ludoterapia, utiliza jogos de tabuleiro e jogos de vídeo game como o console Xbox com o sensor Kinect que permite a movimentação global do corpo sem a necessidade do controle. Este grupo tem como objetivo proporcionar um ambiente lúdico e descontraído para estimular a prática de exercício físico, treino de coordenação motora, equilíbrio e possibilitar a melhor interação entre os participantes. O grupo também tem o intuito de estimular funções cognitivas como atenção, concentração e memória.


Terapia de grupo: Controle 

Grupo terapêutico destinado a trabalhar demandas relacionadas a transtornos de ansiedade, no qual se oportuniza a cada pessoa trabalhar com questões implicadas em manifestações do estado constante de apreensão, medo e/ou angústia, em que o verbalizar e o compartilhar experiências são fundamentais para auxiliar cada um a lidar com as dificuldades apresentadas.

Terapia de Grupo: Tempo de passagem 

Grupo destinado a indivíduos jovens que estejam passando por vivências ligadas ao período da adolescência. Oferecemos um espaço terapêutico acolhedor que valorize a socialização, a troca de experiências e o autoconhecimento através de dançaterapia, consciência corporal e livre manifestaçao a partir da fala.

Terapia de grupo: Sono e vigília 

A alternância entre os períodos que passamos acordados e os períodos em que dormimos é chamada de ciclo vigília-sono. As transições que ocorrem no processo de desenvolvimento humano e as transformações sociais vivenciadas causam mudanças importantes na alternância desse ciclo. Além disso, as dimensões cognitivas e emocionais também interferem na qualidade e quantidade dos períodos de ativação e de descanso. Sabendo disso, o grupo Sono e Vigília propicia um espaço de diálogo sobre a relação entre as vivências diárias, sono e sonhos. Com isso, busca-se construir estratégias e elaborar questões pessoais que desequilibram o ciclo circadiano.


Grupo Expressões 

O grupo expressões é destinado ao público idoso, estimula a troca de experiências e discussões de temas que englobam a subjetividade da pessoa idosa. Com o objetivo de trabalhar o universo psicossocial do processo de envelhecimento e velhice, proporcionando a interação social entre os participantes.

Grupo Bem Viver

Tem como proposta trabalhar perspectivas práticas diante do adoecimento psíquico. Os temas discutidos estão relacionados à saúde, como bem-estar físico, funcional, emocional e mental, e também outros elementos importantes da vida das pessoas como os desafios enfrentados, as alegrias, trabalho, família, cultura, lazer, amigos, a relação com a natureza e outras circunstâncias do cotidiano.

Cinema em Cena 

Atividade com cinema, esta atividade tem como referência a exibição de filmes completos, curta-metragem, animações ou mesmo cenas de filmes de diversos gêneros e nacionalidades, bem como apresenta uma diversidade de temas. Após a exibição os participantes são estimulados a verbalizar suas percepções e sentimentos despertados.


 Criamos encantos

Nesta oficina são realizadas diversas atividades criativas e tem como objetivo incentivar a imaginação, aumentar a concentração, a criatividade e as conexões sociais, ajudando a construir a confiança e melhora do humor. Promove também o desenvolvimento da coordenação, percepção espacial e habilidades motoras finas.

Terapia de grupo: Mais ou Menos 

O grupo Mais ou Menos é um grupo de fala aberto e de disponível acesso a todos os pacientes da clínica com o objetivo de conversar sobre mudanças de humor entre o mais (euforia) e o menos (depressão).

Banho de Som

O Banho de Som é um grupo musicoterapêutico destinado ao relaxamento e à meditação. Os pacientes são conduzidos ao relaxamento à partir de uma condução verbal, acompanhada por sons, de escaneamento corporal e conscientização da respiração.     Em seguida, instaura-se um silêncio de palavras e os sons e as vibrações sonoras aprofundam esse estado de relaxamento chegando ao estado meditativo.
Ao final, os pacientes são conduzidos novamente a despertar e fazemos uma breve partilha de sensações e sentimentos que ocorreram durante a prática.


Jornal ser ou não ser 

O Jornal produzido leva o nome ser ou não ser, esta atividade é desenvolvida com o intuito de dar voz e vez, através da produção textual de reflexões sobre diversas temáticas que provocam interesse, desejo de compartilhar e interagir com outras pessoas. O jornal apresenta diversas sessões (cinema, culinária, economia, esporte, saúde, datas comemorativas...) e é exibido de forma impressa nos murais da SER e você poderá acompanhar todas as edições em nosso site www.sersaudemental.com.br

Produção de Vídeo 

A produção de vídeo como ferramenta de criação e comunicação. O audiovisual ocupa um espaço nas relações interpessoais e nesta atividade os participantes interagem entre si e com o telespectador, são produzidos pequenos curta-metragem, onde são abordados diversos temas. O grupo discute e define o tema a ser gravado, o roteiro, as locações, as cenas e formas de enquadramento, edição e decupagem das imagens.

Terapia de grupo: Persona

Neste grupo são debatidos e trabalhados tópicos relativos à exploração de aspectos da personalidade como constituintes do ser humano, suas características, estrutura e implicações no processo terapêutico, através de uma abordagem multidisciplinar do tratamento.
Grupo de Homens – Equipe: Psicólogo Miguel e Enfermeiros Ricardo/Luciano Luiz O ser homem traz em si conjunto de problemas e dificuldades com especificidade que demandam atenção redobrada. O maior risco de suicídio, as dificuldades em procurar tratamento e aceitar ajuda são fatores que carecem de foco especial em saúde mental. O grupo de homens tem como objetivo compartilhar experiência da vivência masculina, criar sentido do ser homem procurando por uma reogarnização das masculinidades em práticas saudáveis e funcionais.


Espaço dos artistas 

Espaço lúdico e terapêutico propõe a valorização da singularidade e o desenvolvimento do potencial criativo por meio da poesia, teatro, canto, dança, escrita ou o uso de instrumentos musicais. Tem como objetivo criar um ambiente propício para a expressão e acolhimento desses conteúdos artísticos propiciando a demonstração e predominância da veia de expressão de forma pública, saindo do subjetivo para o coletivo.

Ateliê de Arte livre 

A atividades ateliê de arte livre é um espaço destinado a realização de produções artísticas, e tem como objetivo estimular a criatividade, expressão, autonomia e socialização, utilizando a arte como recurso terapêutico no processo de tratamento do sujeito.

Sarau

É um evento cultural, onde as pessoas se encontram para expressar ou se manifestar artisticamente. Pode envolver dança, poesia, leitura de livros, músicas, pinturas, teatro e comidas típicas; formas de arte e atividades que estimulem a criatividade, o desenvolvimento cultural, potencialidades relacionais e aquisições cognitivas.


Corpo ativo

Terapia de grupo: Corpo e seus litorais - Equipe: Psicóloga Anna Beatriz Este grupo tem objetivo trabalhar a compreensão do quadro de automutilação, trabalhar a relevância do corpo e da imagem corporal e encontrar outras formas de aliviar a dor.

Grupo: Com cuidado e afeto 

Este grupo tem como objetivo discutir a relevância do cuidado dentro dos quadros de saúde mental, em especial o autocuidado e também o afeto como aspecto transversal. Busca-se levar os pacientes a questionar a falta do cuidado e do afeto consigo, favorecendo o desenvolvimento de práticas voltadas para o cuidar de si.

 Terapia de grupo: Despertar 

Grupo terapêutico destinado aos pacientes idosos para promoção e qualidade de vida, por meio da estimulação cognitiva e motora, isto é, atividades que estimulem funções como memória, atenção, concentração, linguagem, coordenação motora, dentre outras.


Terapia de grupo: Vida 

Grupo terapêutico que tem como objetivo principal tratar de questões relacionadas a ideações suicidas, tentativas de auto-extermínio e depressão, convocando cada pessoa a reflexões diante da vida, do viver, da morte e do morrer.

Grupo de Medicação - Equipe: Farmacêuticos Ricardo e Andresa

O melhor dos remédios ou o pior dos venenos. Este é o conceito mais conhecido por todos quando se trata de medicação. Mas, e quando o melhor dos remédios também é o pior dos venenos? No grupo de medicação, a discussão vai além do porquê utilizar o medicamento, sendo discutido até mesmo como evitar seu uso em algumas situações, seja pra evitar a dependência ou a polifarmácia. É um grupo focado nos conceitos do Uso Racional da Medicação e que tem como meta a melhora da adesão do paciente à terapia medicamentosa, usando como tratativa a desmistificação de seu uso. Coordenado por farmacêuticos, participam pacientes, familiares e pessoas interessados no tema.

Grupo: O Grito 

O grupo terapêutico é aberto aos pacientes e tem a finalidade de trabalhar angústias, medos, traumas, inseguranças, aflições e ansiedade. No encerramento do grupo, propomos aos pacientes um grito libertador como forma de liberar os sintomas.


Terapia de grupo: Erotes 

Com o nome que faz referência aos deuses gregos que representavam as diferentes faces do amor, o grupo Erotes se propõe a discutir a sexualidade, o desejo, a libido e o prazer. Considerando a sexualidade uma dimensão importante do viver, abre-se um espaço para abordar essa temática, possibilitando a expressão e elaboração de conflitos e dores vivenciados que integram ou repercutem nessa esfera das relações.

Terapia de grupo: Sobriedade 

Grupo orientado para a exploração de tópicos que remetem aos desafios vivenciados pelos participantes no processo terapêutico, referentes ao uso de álcool numa perspectiva biopsicossocialplus.

Terapia de grupo: Equilíbrio

Grupo orientado para a exploração de tópicos que remetem aos desafios vivenciados pelos participantes no processo terapêutico, referentes ao uso de substâncias psicoativas (SPAs) numa perspectiva biopsicossocialplus.

Aguardamos a sua participação e conte sempre conosco.
Por favor, não hesite em procurar ajuda e informações. Em caso de qualquer dúvida, procure a equipe de referência ou dirija-se a sala de acolhimento de Clínica Dia ao lado da recepção, onde farão o possível para atendê-los(as).


Brasília-DF, Abril de 2019

Endereço e Contato

SER Clínica de Atenção Interdisciplinar em Saúde Mental Ltda. 

SHIN CA 09, Nº 19 | Lago Norte | Brasília – DF | CEP 71503-509

Fones: +55 (61) 34685700 / 34685702/  34685703 

Email: contato@sersaudemental.com.br