Índice de Artigos

Dançaterapia

A dançaterapia trabalha com a expressão e a criatividade através do corpo que se movimenta, gerando interação e socialização, desta forma desenvolve confiança o que pode favorecer o abandono de medos e limitações criadas em relação a expressão corporal ao longo da vida. A dança é um caminho que possibilita a expressão da linguagem corporal por meio de estímulos criativos, livres ou coordenados que favorecem através de múltiplos movimentos a demonstração do sentir-se único que se é.

Terapia de grupo: Mente aberta 

Trata-se de um grupo específico com o intuito de acolher e fornecer espaço de escuta, fala e discussão para pessoas que tenham vivenciado experiências de desorganização psíquica e/ou de cunho psicótico.

Encontros que possibilitam o fortalecimento dos vínculos das integrantes assim como as bases da autoestima e autoconfiança. Temos como objetivo facilitar o autoconhecimento e o crescimento. A integração do grupo se dá através de temas a partir do ponto de vista do feminino e suas diversas facetas-mulher profissional, mãe, filha, esposa, cuidadora, sensual etc. Espaço para mulheres se sentirem acolhidas, ouvidas e respeitadas.

Arteterapia é a estimulação da expressão artística, seja de forma livre ou conduzida, no intuito de desenvolver e provocar a criatividade individual permitindo o acesso aos conteúdos inconscientes através de imagens produzidas traduzem emoções, sentimentos e conflitos internos e tornam-se visíveis ao olho, ao toque e a fala.
Caminhada externa - Equipe: Educador físico Matheus e Enfermagem.

Atividade realizada fora da clínica, de forma terapêutica. Nela, valoriza-se os momentos de socialização e interação, além dos participantes poderem experimentar possibilidades de entender a importância de hábitos de vida saudáveis. Participação mediante autorização prévia da equipe multidisciplinar.
Atividade externa - Equipe: Educador físico Matheus e Assistente Social Eliana

Grupo Terapêutico voltado para os pacientes trabalharem no enfrentamento dos seus próprios desafios, ressocialização, criarem relações interpessoais, adaptando-os hábitos de cultura, arte e lazer e trabalhando também a criação da sua própria autonomia mediante os desafios diários. A atividade sempre acontece em locais públicos na cidade.  

O grupo GRÃO é um espaço de fala para os pacientes que se vinculam à clínica em período de clínica-dia ou internação e tem por objetivo colocar em pauta a comida e os hábitos alimentares. Assim como explica Freud em Três Ensaios sobre a Sexualidade, a oralidade é uma fase importante da construção psíquica e, dessa forma, o alimento que transita para dentro e fora da boca - assim como por todo o sistema digestivo - é carregado de simbolismo e significado para além de suas qualidades nutricionais, enfatizadas de maneira ostensiva em discursos de bem-estar. Tal conexão entre a normatividade da alimentação coletiva e seu fracasso individual contribui para alguns sujeitos com a perpetuação de diversos sintomas que permanecem secretos por destoarem do discurso comum de sa&ua cute;de - como a compulsão e a recusa alimentar. O grupo é aberto a todos os pacientes que sentem na comida efeitos afetivos e busca se tornar um lugar seguro de compartilhamento acerca do sofrimento dentro desse tema.

Endereço e Contato

SER Clínica de Atenção Interdisciplinar em Saúde Mental Ltda. 

SHIN CA 09, Nº 19 | Lago Norte | Brasília – DF | CEP 71503-509

Fones: +55 (61) 34685700 / 34685702/  34685703 

Email: contato@sersaudemental.com.br